quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Contagem Regressiva - 06 meses

Oi pessoal!

O dia de hoje é muito especial para mim, pelas contas da Dra Virgínia, devo "vir ao mundo" no mês de maio, mais precisamente no dia 25, em exatos 6 meses.

Fico imaginando como será encontrar tanta gente aí de fora.
Ver o rosto de mamãe que já canta para mim, principalmente no banheiro (acho que ela tem vergonha de ficar conversando comigo pela barriga... hehehe, mas papai já é mais bem resolvido e chega a boca bem pertinho da barriga de mamãe e me dá "bom dia" todo dia).
Conhecer minhas avós, tias e tios, primos...quanta ansiedade!

Já ouvi muita gente dizendo que vai apertar minhas bochechas, que tem "gana" de bebê, ainda mais se for japonês... Meu Deus! Confesso que vai me dando um medinho... sabe porquê? O risco disso acontecer é muito grande, afinal...papai tem a "raça bem apurada" e a mamãe tem um "pezinho" na raça. Fico pensando seriamente numa solução para esse caso, acho que vou treinar o Chico (para quem não sabe sou privilegiado (a) e já tenho um animal de estimação) para espantar todo mundo que ficar "judiando de mim".

Não tenho dado trabalho para mamãe!
Tirando as alterações hormonais e consequências (espinhas, queda de cabelo, sudorese, sono....) não estou dando mais nenhum desgosto para ela, nada de enjôos, dores, complicações...meu desenvolvimento está uma belezura.

Sentir como mamãe ficou feliz e radiante, comemorando seu peso ao subir na balança da médica, como comemorava um GOL nos tempos do handebol, não tem preço... vocês precisavam estar lá também...
Ver papai tão caxias e participativo na consulta médica, também é muito gratificante!
Estão todos preocupados comigo, acho que minha família será boa demais da conta!

Já estão providenciando o meu quartinho!
O que não falta é gente dando opinião... Quero algo mais simples e prático, guardem dinheiro para quando eu crescer porque aí sim vocês verão qual é a minha verdadeira vontade.

Tenho ficado preocupado (a) com isso também, papai e mamãe tem falado muito sobre a minha criação, quando saem não param de reparar as outras pessoas com crianças, acho que eles serão bem rigorosos, não vai dar para ficar "dando birra" ou "impondo vontades". Vou ter que aprender a negociar, como papai...

Fico pensando na minha prima Maria Luisa, ela agora já está viajando de novo (Washington, Boston e Nova York), quero ser igual ela... bem viajador (a)... Só não fico com vontade de nascer logo para aproveitar essas viagens porque sei que elas renderão muitos presentinhos para mim. A tia Carol já prometeu...

Adorei a revista que a Tia Fumie emprestou, mamãe gostou ainda mais quando leu que ela tem direito a dormir pelo menos 9 horas diárias sem culpa... hehehe

Vou ficando por aqui!

Beijos e até a próxima!
M. Borges Maeda

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Estou com 14 Semanas

Oi pessoal...

A última consulta foi tranquila...
A mamãe estava apreensiva na hora de pesar e o resultado... Ela não engordou nada... Ela está muito bem, sem enjôo, as dores de cabeça diminuiram um pouco e o sono parece que continua o mesmo... Bem que já ouvi o papai falar que a mamãe sempre gostou de dormir...
A Dra Virgínia recomendou um polivitamínico para mamãe, uns cremes para evitar as estrias quando eu começar a crescer. Ela não conseguiu apalpar o útero e não conseguiu ouvir o meu coraçãozinho...
Ela ficou em dúvida se o que o papai e a mamãe escutaram com o aparelho da Tia Carolina era mesmo o meu coraçãozinho...

Dia 10/12 devo tirar mais fotos... E quem sabe revelarei o meu sexo... Vou pensar... Será que vai ser dessa vez que vou matar a curiosidade de um monte de gente?,

A mamãe parece que já começou a se organizar... Já guardou um monte de roupa que ela não vai usar por agora e já pediu para o papai encomendar os armários do meu quartinho...

Depois mando mais notícias...
Beijos e abraços para todos...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Minha primeira foto....


Essas são as minhas primeiras fotos... Amanhã a dra Virgínia vai me examinar... 
Depois coloco aqui o que ela falou...
Meu coração bate rapidinho... 167 bpm. O papai perguntou para o médico se tinha alguma relação entre o batimento e o sexo e ele disse que é tudo crença e não tem nenhum fundamento...
Por enquanto não dá para ver as minhas "partes" mas as já ouvi muitos falarem que vou ser menino e outros tantos que vou ser uma menininha...
Quem sabe no próximo exame eu mostro alguma coisa...

Estou com 12 semanas, medindo 5,2 cm e sou muito esperto. E para alguns que ainda perguntam, sou só eu na barriga da mamãe...

Beijos para todos...

Ultrassonografia de 12 semanas

Querida família e amigos!

Tivemos que adiantar a ultrassonografia para hoje por questões de agenda da médica.
Ficamos muito felizes e emocionados de ver como o bebe é perfeito, saudável e já mede 5cm.
Como era de se esperar não deu para ver o sexo, quem sabe na próxima! :)

Além de ser um exame de rotina, esse exame mede a nuca do bebê para ver se ele tem alguma síndrome (hipotese praticamente descartada).
Amanhã teremos uma consulta com a médica.

Os exames de sangue (Fator RH - coombs indireto), hemograma e glicemia estao otimos...

Usem a imaginação!
O Roald e minha avó ja viram o pinto do nene e tudo...hehehhe
Estão mais detalhistas que o médico radiologista...heheheh

Abraços,


Renata Miashiro Borges

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Oração da grávida

Oração da Grávida

Senhor, agradeço a nova vida que sinto dentro de mim.
Esta presença faz-me ver as pessoas e as coisas de maneira diferente,enche-me de ternura e renova em mimuma grande admiração pelo mistériopela tua obra criadora que continuaatravés da minha pessoa.
Sou feliz por ser mulher e por ser mãe.
Peço-te que veles por esta criatura que tu conheces.
Eu percebo apenas o seu movimento, leve como uma carícia,e sonho com os traços do seu rosto e a cor dos seus olhos e cabelo.
Deixa-me sonhar, peço-te, mas ajuda-me a conhecê-lapara que a possa acompanhar até ao fim do caminho da vida.
Faz com que o cansaço da gravidez e o medo do partonão perturbem a minha serenidadee possa viver esta maravilhosa aventuraconfiando na tua providência.
Maria, sua mãe corajosa e terna,esteja ao meu lado neste tempo de esperae me torne capaz de receber esta criançacom o mesmo amor com que te acolheu.
Amém!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estou com 11 semanas

Desenvolvimento fetal - 11 semanas de gravidez
Estamos chegando perto do fim do primeiro trimestre.
Quando as próximas semanas passarem, a maior parte do desenvolvimento mais crucial do bebê já terá acontecido e o risco de aborto espontâneo diminuirá consideravelmente.
Do alto da cabeça até o bumbum, o feto tem 4 centímetros e o corpo todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático (se for homem, não vou aceitar piadinhas do tipo: "é fío de gay", dançando balé, desde quando estava na barriga da sua mãe hehehe)
Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.

*************

Ontem mamãe e papai pegaram um aparelhinho emprestado da tia Carol (ela mandou da Holanda especialmente para eles...A Tia Hilda diria: que chique!) para ouvir meu coração (mas não é pelo estetoscopio, é uma espécie de doppler), eles improvisaram um gelzinho com muita agua e uma toalha molhada apenas e ficaram emocionados ao ouvir meu coração (ou o que pensavam ser ele hehehehe).
Papai, como é mais entendido do assunto, resolveu contar os batimentos e qual não foi a surpresa deles ao constatar que estavam ouvindo os batimentos do coração de mamãe... hehehehe... Tanta emoção por nada... hehehehe
Mas não precisem se desesperar, é a partir do final da próxima semana que, possivelmente, conseguirão ouvir meu apressado coraçaozinho...:)
De duas uma, ou papai e mamãe vão andar com o aparelho a tira colo para mostrar o meu batimento para todo mundo ou vão gravar para mostrar... tenham paciência e demonstrem interesse...hehehehe

Está todo mundo querendo saber qual o meu sexo...
Na verdade, ainda vou ficar com esse segredo apenas para mim...
As apostas continuam, serei menino ou menina?

Na próxima sexta vamos ao médico, no ultrassom será possível ver se está tudo belezinha comigo... mas ainda não deverá ser possível ver minhas partes íntimas... vou escondê-las por mais um pouquinho... hehehehe sou do contra, como minha priminha Maria Luisa (ela começou a engatinhar para trás, diz a Carolina - ninguem nunca ouvir para provar - que quando pedem para ela falar "mama" fala "papa" e vice versa... hehehe... ela tb é literalmente do contra...hehehe)


**************

Sexo do bebê
Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê. Sabe por quê?
Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai.
Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.
Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.
Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.