sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estou com 11 semanas

Desenvolvimento fetal - 11 semanas de gravidez
Estamos chegando perto do fim do primeiro trimestre.
Quando as próximas semanas passarem, a maior parte do desenvolvimento mais crucial do bebê já terá acontecido e o risco de aborto espontâneo diminuirá consideravelmente.
Do alto da cabeça até o bumbum, o feto tem 4 centímetros e o corpo todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático (se for homem, não vou aceitar piadinhas do tipo: "é fío de gay", dançando balé, desde quando estava na barriga da sua mãe hehehe)
Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero.

*************

Ontem mamãe e papai pegaram um aparelhinho emprestado da tia Carol (ela mandou da Holanda especialmente para eles...A Tia Hilda diria: que chique!) para ouvir meu coração (mas não é pelo estetoscopio, é uma espécie de doppler), eles improvisaram um gelzinho com muita agua e uma toalha molhada apenas e ficaram emocionados ao ouvir meu coração (ou o que pensavam ser ele hehehehe).
Papai, como é mais entendido do assunto, resolveu contar os batimentos e qual não foi a surpresa deles ao constatar que estavam ouvindo os batimentos do coração de mamãe... hehehehe... Tanta emoção por nada... hehehehe
Mas não precisem se desesperar, é a partir do final da próxima semana que, possivelmente, conseguirão ouvir meu apressado coraçaozinho...:)
De duas uma, ou papai e mamãe vão andar com o aparelho a tira colo para mostrar o meu batimento para todo mundo ou vão gravar para mostrar... tenham paciência e demonstrem interesse...hehehehe

Está todo mundo querendo saber qual o meu sexo...
Na verdade, ainda vou ficar com esse segredo apenas para mim...
As apostas continuam, serei menino ou menina?

Na próxima sexta vamos ao médico, no ultrassom será possível ver se está tudo belezinha comigo... mas ainda não deverá ser possível ver minhas partes íntimas... vou escondê-las por mais um pouquinho... hehehehe sou do contra, como minha priminha Maria Luisa (ela começou a engatinhar para trás, diz a Carolina - ninguem nunca ouvir para provar - que quando pedem para ela falar "mama" fala "papa" e vice versa... hehehe... ela tb é literalmente do contra...hehehe)


**************

Sexo do bebê
Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê. Sabe por quê?
Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai.
Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.
Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.
Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.

5 comentários:

  1. Rê!!!!
    Gostei d+++++ das últimas notícias!!! isso mesmo, me deixe sempre na lista dos "informados"!
    Qto ao sexo do bebê, estou com ele(a), melhor mesmo deixar preservadas as partes íntimas, que invasão de privacidade, né? até dentro da barriga da mãe, já pensou q "absuldo", deixe ele(a) na paz e protegido contra os "bigbrothers" de plantão.
    Até mais...
    Forte abraço pra vcs três!!! aliás além de vc e o Linconl é só mais um(a) mesmo? já descartou a gravidez gemelar, tri, quatro..... etc...? (aiiiii jisuis!!!!) um de cada vez, viu?
    Fidis

    ResponderExcluir
  2. A mamãe Renata, quando acabar a gravidez, está habilitada a professora de Biologia.
    Está dando uma verdadeira aula, hahahahaha.
    Beijos.
    Renato

    ResponderExcluir
  3. Já? que lindo Rê...
    Não importa o sexo como já te disse... menino ou menina... vai ter os olhinhos esticados do papai e a bondade e generosidade da mamãe...
    Isso era pra ser um elogio... mas pareceu que vc só tinha isso né?
    Não... vai ser bonito como o casal, feliz como o casal... vc entendeu, né?
    Desejamos que tudo transcorra na mais perfeita ordem e harmonia, mesmo sabendo ser difícil...
    Mas Deus minha amiga só manda o frio pra quem tem o cobertor... e vcs saberão lidar com todos esses momentos...
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Ai, gente! Meu eterno conselho: VIVAM intensamente cada detalhe.Esta é a experiência mais gratificante que podemos ter.
    Abraços e bençãos, sempre.
    Veruska

    ResponderExcluir
  5. Parabens ,ainda tia Renata !!
    Logo estarei com esta ansiedade gostosa !
    Até mais futura mamãe
    Nixon

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.